terça-feira, 2 de abril de 2013

Jogos escolares do Paraná: jogos da vergonha


A discussão que se refere este pequeno texto vai de encontro com o que vivenciei nos colégios onde trabalho como professor das disciplinas de Filosofia e História, em Jacarezinho-Paraná. Colégios que participaram dos Jogos Escolares de 2013.. Conversando e debatendo com colegas professores chegamos à conclusão que os jogos que aconteceram na semana passada -25 a 28 de março- não tinham em nenhum momento o diálogo entre a importância dos jogos com o processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos, ou seja, não tem como caráter a multidisciplinaridade. . Precisamos perguntar qual a importância dos jogos no contexto educacional? 
Os jogos no contexto educacional só podem ser situados corretamente a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma aprendizagem ativa dos nossos alunos. Sem este princípio não há o porque ser realizados. Como princípio educativo os jogos escolares tem a importância de desenvolver uma reflexão pedagógica sobre as várias formas de representação do mundo, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas pelos seres humanos.
 Representações vivenciadas pela expressão corporal, encontradas no esporte, nas danças, nos exercícios ginásticos e outros, que podem ser identificadas como forma de representação simbólica da realidade vivida pelos seres humanos e, também de suma importância a confraternização entre o seres humanos.
 Nós professores lutamos a favor dos benefícios causados pelos jogos escolares, sabendo que eles são fundamentais para o desenvolvimento motor, social e afetivo dos alunos. Os jogos escolares são necessários para a integração entre as crianças e adolescentes, perfazendo um convívio que é para a compreensão e o aprendizado de valores como respeito ao outro, o convívio social e as relações de amizades. O esporte proporciona a integração entre os atletas de todos os colégios e municípios envolvidos e colabora na formação do espírito esportivo. 
Há sempre a esperança que os alunos levem para sala de aula e para a vida a solidariedade e o trabalho em equipe, o trabalho coletivo que os jogos proporcionam. Mas infelizmente, o que vimos em Jacarezinho nesta etapa dos jogos escolares foi a mais relapsa forma de organizar e promover os jogos. A única modalidade esportiva foi o futebol de salão, onde alguns alunos participavam quase sempre escolhidos por um pequeno grupo seleto de alunos, não levando em conta, em momento algum, que o aluno para participar tenha obtidos um bom desempenho nas avaliações escolares.
A cidade de Jacarezinho conta com mais de seis colégios estaduais, ginásio de esporte entre outros locais que podem realizar os jogos, pergunto por que somente o futebol de salão? Será as outras modalidades sem importância? Como o voleibol, o handebol o basquetebol o skate uma modalidade esportiva que vem crescendo muito entre as crianças e os jovens, ajudando na coordenação psicomotora e visando o desenvolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, a educação psicomotora e a qualidade de vida. Sem falar da prática de outras modalidades esportivas como o xadrez que ajuda o desenvolvimento intelectual dos educandos.
Neste dia chuvoso me pego em nostalgia e penso nos bons momentos que vivenciei quando ainda aluno da educação básica, havia os jogos escolares e poderíamos competir em várias modalidades esportivas, vôlei, basquete, futebol, futsal, handebol, etc., discutir as regras dos jogos com os professores e poder entender e aprender da importância do esporte em sua totalidade e principalmente aprender a solidariedade, a cidadania, o convívio social e as relações de amizades que ficam após as competições. 
O Brasil está muito próximo de sediar as Olimpíadas, que serão realizadas em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, e o que vimos foi a falta de respeito com nossos alunos nesta etapa dos jogos escolares, retirando deles a possibilidade de no futuro poder escolher como profissão uma das muitas modalidades esportiva. 
 Já estamos cansados de escutar que a educação é a base de uma sociedade, é um instrumento de formação humano e meio para a formação social. Princípio este que também compartilho. Mas o descaso que nossos representantes, ocupantes dos cargos de gestão da educação nas Secretárias Municipais e Estaduais de Educação, Departamentos de Esporte e nos muitos Núcleos Regionais de Educação, escondidos atrás da burocracia estatal, muitos sem formação para os que cargos exercem, não dão a devida importância aos jogos escolares como princípio educativo para a formação humana.
 Com os jogos escolares os entes públicos podem incentivar a prática esportiva como instrumento de inclusão social e contribuir na formação integral do estudante como ser social, além de revelar talentos esportivos nas escolas podendo, assim, no futuro ter grandes atletas competindo nos mais diversos esportes e trazendo muita alegria para o povo de nosso país.
Nilton A Stein 
Professor de Filosofia e História